Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Justiça Federal revoga resolução que determinava a distinção de uniformes entre estagiário e profissionais de educação física nas academias do estado de Goiás/Tocantins.

há 5 anos

A juíza Maria Maura Martins Moraes Tayer, da 1ª Vara Federal Cível da SJGO, proferiu sentença em Mandado de Segurança Coletivo, concedendo a segurança para determinar que o Conselho Regional de Educação Física da 14ª Região - CREF14/GO-TO se abstenha de exigir das academias o cumprimento do previsto na Resolução 051/2016 do CREF14/GO-TO, de realizar atos de fiscalização, de impor sanções administrativas fundadas na norma e anular os autos de infração lavrados sob esse fundamento.

A Resolução 051/2016 do CREF14/GO-TO prevê a obrigatoriedade da distinção na utilização de uniformes, entre estagiário, Profissionais de Educação Física e/ou personal trainer nas academias do estado de Goiás/Tocantins, prevendo a fiscalização e aplicação de multa para aqueles que violassem tal dispositivo.

A sentença fora proferida em Mandado de Segurança Coletivo, impetrado pelo Sindicato das Academias do Estado de Goiás-SINDAC/GO, em face do Presidente do Conselho Regional de Educação Física - CREF 14º região, visando à revogação da Resolução 051/2016 do CREF14/GO-TO e anulação dos autos de infrações lavrados com base na respectiva resolução,

O SINDAC/GO alegou, em síntese, que o CREF14/GO-TO usurpou a competência própria do Congresso Nacional e do Presidente da República (art. , II e 84, IV, da CF) quando editou a Resolução 051/2016 exigindo a distinção na utilização de uniformes, entre estagiário, Profissionais de Educação Física e/ou personal trainer nas academias do estado de Goiás e Tocantins.

Em sua decisão, a magistrada explicou que, “O exercício das profissões é matéria que deve ser regulamentada por lei federal, nos termos do art. 22, XVI, da Constituição” e “é certo que, nos exercício das atividades administrativas de fiscalização do exercício profissional, os Conselhos podem expedir atos complementares à lei. Não podem, entretanto, afastar-se dos limites legais ou dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.”

Ao final fora concedida a segurança para determinar que a autoridade impetrada (CREF14/GO-TO) se abstenha de exigir das academias o cumprimento do previsto na resolução 051/2016 do CREF14/GO-TO e de realizar atos de fiscalização, bem como se eximir de impor sanções administrativas fundadas na norma; anular os autos de infração lavrados sob esse fundamento, pronunciou a magistrada.

O SINDAC/GO foi representado na ação pelos advogados Alex Augusto Vaz Rodrigues e Márcio Augusto de A. Souza, do escritório Souza & Rodrigues.

  • Publicações2
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações483
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-federal-revoga-resolucao-que-determinava-a-distincao-de-uniformes-entre-estagiario-e-profissionais-de-educacao-fisica-nas-academias-do-estado-de-goias-tocantins/766324866

Informações relacionadas

Âmbito Jurídico
Notíciashá 7 anos

TJ determina que Personal Trainer terá acesso livre e gratuito às academias da Capital

Debate sobre isenção de taxas aos personal trainers é pauta do programa Opinião

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)